Somos uma Freguesia com História

A freguesia de São Salvador da Aramenha é uma das quatro freguesias do concelho de Marvão, distrito de Portalegre, Alto Alentejo.

Esta é uma terra de gente afável que sabe receber quem a visita, terra de castanheiros, de olivais e de tradição em fazer vinho genuinamente em potes de barro.

A freguesia de São Salvador da Aramenha ou, como antigamente se denominava, São Salvador do Mundo da Aramenha, a segunda mais antiga e a maior do concelho de Marvão, ocupa uma área de 5040 ha, na qual vivem, segundo o censos 2011, cerca de 1426 pessoas.

Para além da sede, estabelecida desde sempre na povoação de São Salvador, existem ainda na área do seu território os núcleos urbanos de Porto da Espada, Escusa, Portagem, Alvarrões e Rasa.

No local onde hoje se situa a albufeira da Barragem da Apartadura existia outro núcleo urbano, ainda que muito disperso, formado por vários casais sendo os do Monte Roxo e o das Reveladas os dois mais representativos.

Freguesia historicamente muito unida, formada por diversas comunidades, cada uma com as suas próprias especificidades históricas e culturais.

É nesta freguesia que se localizam dois dos três monumentos classificados como nacionais do concelho de Marvão, os Fornos da Cal e as Caleiras da Escusa, classificados em 2012 e a Cidade Romana de Ammaia classificada em 1949.

Considerada por muitos como a pérola de Marvão, esta freguesia abrange um território rico com gente genuína e autêntica sendo um verdadeiro oásis para os visitantes.